Atualmente com o crescente aumento da utilização de veículos movidos a GNV, surgiram diversos mitos e verdades sobre o mesmo. Então iremos esclarecer todas as dúvidas neste post.
Carros convertidos para GNV podem explodir? MITO Talvez esse seja o mito mais divulgado sobre o GNV. Veículos que utilizam esse tipo de combustível, não correm nenhum risco de explosão por motivos bem simples. Primeiro que o gás natural veicular possui uma densidade menor que o ar, o que faz com que ele seja muito mais leve que o ar que respiramos. Segundo que todos os sistemas de GNV são compostos por válvulas de segurança que bloqueiam a movimentação do gás em caso de rompimento da tubulação ou compartimento de armazenagem.
O governo oferece incentivos para carros com GNV? VERDADE Algumas cidades brasileiras possuem programas de incentivo fiscal, como desconto no IPVA, por exemplo, para veículos a GNV. Exatamente por esse ser um combustível abundante e com menores índices de poluentes.
Existe a chance de as bombas de combustível queimarem com o GNV? MITO Os sistemas de injeção eletrônica utilizados atualmente não possuem bombas capazes de queimar com o uso do GNV. Essa situação pode se promovida por uma junção de fatores, mas, não apenas pelo uso do GNV.
O GNV é um combustível limpo? VERDADE O gás natural veicular é um combustível de grande abundância e, apesar de ser fóssil é limpo. Capaz de emitir níveis muito mais baixos de resíduos nocivos ao meio ambiente.
O GNV é o combustível mais econômico que existe? VERDADE Já está mais que comprovado que um carro com boas condições de conservação chega a alcançar níveis de até 50% de economia. Isso porque, veículos que abastecidos com o GNV apresentam naturalmente um rendimento até 30% maior. Além do que, o custo de abastecimento do GNV é bem mais baixo que dos demais combustíveis.
O combustível do veículo original deve ser usado vez ou outra? VERDADE A conversão para GNV não substitui um tipo de combustível por outro, apenas torna o veículo bicombustível. Se depois da conversão você utilizar apenas o GNV, correrá o risco de que algumas peças ressequem e acabem estragando com o tempo.
É verdade que o GNV é parecido com o gás que utilizamos na cozinha? MITO Essa é uma das questões mais disseminadas como verdade entre as pessoas, e mais inverídica. As composições desses gases são bem diferentes, enquanto o gás de cozinha é rico em butano e propano, substâncias altamente inflamáveis e asfixiantes. O GNV é composto por basicamente por metano, 78% da sua composição sendo mais exato.
O gás natural veicular reduz a vida do motor? MITO É exatamente pelo fato deste ser um combustível gasoso que ele não agride nenhuma das partes internas do motor. Ainda existe o fato dele ser limpo e promover menores índices de resíduos. Fatores que ajudam a prolongar a vida do motor e não reduzir.
Não conseguirei fazer um seguro auto se converter meu carro para GNV? MITO Quando a conversão é feita de maneira correta e existem documentos que comprovem a legalidade da mesma, não existem impedimentos na contratação de um seguro auto.