O que é GNV?
O Gás Natural Veicular (GNV) é uma mistura combustível gasosa, tipicamente proveniente do gás natural e do biogás, destinada ao uso veicular e cujo componente principal é o metano, observadas as especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Como o gás natural é armazenado no veículo?
O gás natural é muito leve e necessita ser comprimido a pressão de serviço de 200 a 220 kgf/cm2 (segundo portaria ANP nº 32 de 2001) e armazenado em cilindros de aço, com 8 mm de espessura, sem emendas nem soldas, sendo resistente a choques e colisões; sua resistência é, portanto, bem maior que as do tanque de gasolina ou de álcool. Esses cilindros estão sujeitos a testes rigorosos, estabelecidos por normas técnicas, certificados por organismos de certificação de produtos acreditados pelo Inmetro. Geralmente, é instalado no porta-malas do veículo.
Como é feita a instalação do cilindro no veículo?
Na grande maioria dos casos, o cilindro é instalado no porta-malas do veículo. Em alguns modelos, é possível realizar a instalação na parte inferior do veículo.
Quais cuidados devem ser tomados na conversão?
Primeiramente, a conversão só deve ser feita em oficina homologada pelo Inmetro. Devem ser exigidos: a nota fiscal, o Certificado de Registro de Instalador (CRI), emitido pelo Inmetro para fazer o registro de conversão do Detran, laudo(s) de certificação do(s) cilindro(s) e atestado da qualidade do instalador registrado.
Como verificar se a oficina é homologada no Inmetro?
Através do site do Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/
O veículo convertido para o GNV polui menos?
Sim. A queima do gás é mais limpa e a redução de poluentes chega a 70% em relação à gasolina.
É verdade que o GNV é mais econômico se comparado aos combustíveis líquidos?
Sim. O GNV proporciona uma média de economia de até 65% sobre o valor do litro da gasolina. Além disso, o gás tem um rendimento 20% maior em relação à gasolina e 50% maior em relação ao álcool.
Quais são as principais vantagens do GNV?
O GNV tem menor preço, melhor rendimento, polui menos e gera menos desgaste ao motor. Além disso, como incentivo ao uso do produto, alguns estados oferecem descontos no IPVA para quem roda com o gás, como é o caso do Rio de Janeiro.
É possível reaproveitar um kit GNV em outro veículo?
"É possível retirar (o kit GNV) e fazê-lo voltar ao combustível original, mas o motor já pode ter sofrido alguns danos, principalmente no cabeçote. Provavelmente haverá desgaste de válvulas mais acentuado e o motor perderá desempenho, fazendo com que você precise fazer uma retífica de cabeçote ou algo do tipo", alerta Everton Silva, Mentor de Tecnologia para Energia a Combustão da SAE Brasil.